DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Governo quer mais prazo para imposto na nota

 

 

 Desde ontem, comércio tem de destacar na nota fiscal os tributos pagos pelo consumidor governo vai mandar para Congresso medida adiando lei

O governo federal vai encaminhar nesta semana ao Congresso Nacional proposta que amplia em um ano o prazo para que o comércio informe os impostos incidentes nos produtos e serviços. Nesse período as empresas que não cumprirem a lei não serão multadas

As informações constam cm nota publicada ontem no site da Casa Civil da Presidência da República. Considerando a complexidade da medida e “diante das várias demandas recebidas para determinação de tempo de adaptação à lei”, o governo decidiu adiar a obrigatoriedade do cumprimento da lei, Desde ontem, os estabelecimentos comerciais de todo o País estão obrigados a informar na nota fiscal ou em local visível os impostos incidentes no preço dos produtos e serviços. De acordo com a Lei 12.741/2012, o consumidor precisa ser informado “do valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais c municipais, cuja incidência influi na formação dos respectivos preços de venda"7.

Janaina Mesquita Lourenço, assessorajurídica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), considera o adiamento bem-vindo, mas ressaltou que anota de esclarecimento da Casa Civil não tem valor legal “É preciso que o governo oficialize formalmente a sua intenção.” Segundo ela, alei está em vigor e, se a fiscalização quisesse autuar um estabelecimento que não estivesse discriminando os impostos, já poderia fazê-lo.

Incertezas, O diretor executivo da Fundação Procon de São Paulo, Paulo Arthur Góes, disse que, de fato, existem ainda algumas incertezas que dificultam o cumprimento de 100% da lei.

Um exemplo de assimetria é o uso de placas que informem o valor do imposto no local de venda ou a discriminação do tributo na nota fiscal Segundo Góes, o próprio Conselho de Política Fazendária (Confaz), que reúne os secretários estaduais de Fazenda, entendeu que aplaca desobrigaria a discriminação do imposto na nota fiscal “Esses e outros pontos precisam ser esclarecidos.”

A assessorajurídica da Fecomércío-SP disse que a maioria do comércio não está cumprindo a determinação Já a As socia-ção Comercial de São Paulo (ACSP) acredita que as ferramentas para a aplicação da lei estão prontas e mais de 13 mil empresas estão preparadas para cumpri-la.

Na avaliação do diretor executivo da Fundação Procon-SP, as pequenas empresas enfrentam muitas dificuldades para se adequarem à lei.

Fonte: O Estado de S. Paulo - 11/06/2013

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a