DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Monitor do PIB da FGV mostra retração de 0,24% no 2º trimestre

Com relação ao mesmo período do ano anterior, o PIB caiu 0,3%.

 

a economia brasileira teve retração de 0,24% no segundo trimestre na comparação com o primeiro trimestre, segundo dados do Monitor do PIB-FGV, divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (21). A taxa interrompe a trajetória de recuperação observada no primeiro trimestre.

Com relação ao mesmo período do ano anterior, o PIB caiu 0,3%, segundo Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV, com destaque para o desempenho negativo da indústria (-1,8%), influenciado principalmente pela retração da construção (-7,4%).

Na taxa mensal, a atividade econômica apresentou retração de 1,2% no mês de junho após ter apresentado resultados positivos nos meses de março e abril.

Na taxa mensal com ajuste sazonal, o PIB apresentou crescimento de 2,65% em junho na comparação com maio, após ter recuado 5,79% em maio na comparação com abril.

O Monitor do PIB-FGV estima mensalmente o PIB brasileiro em volume, tendo como base a mesma metodologia das contas nacionais do IBGE.

Em termos monetários, o PIB acumulado em 2017 até o primeiro semestre, em valores correntes, alcançou a cifra aproximada de R$ 3,210 trilhões.

Veja o desempenho do PIB por setores:

Consumo das famílias

O consumo das famílias apresentou crescimento de 0,6% no segundo trimestre ante mesmo trimestre em 2016. Segundo a FGV, é a primeira variação positiva do componente após registrar nove trimestres consecutivos de queda. Apenas o consumo de serviços está com resultados negativos (-1%). O consumo de bens não duráveis cresceu 0,5%, o de semiduráveis 7,3% e o consumo de duráveis registrou crescimento de 3,8%.

Investimentos

A formação bruta de capital fixo, que mede o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital, ou seja, aqueles bens que servem para produzir outros bens, apresentou retração de 5,1% no segundo trimestre ante mesmo trimestre do ano anterior. O desempenho de máquinas e equipamentos continua em patamar positivo (0,4%), porém contribuiu pouco para a melhora do indicador. O componente de construção continua com forte queda (-9%).

Exportação

A exportação subiu 3,2%, com destaque positivo para o desempenho da exportação dos produtos da extrativa mineral (19,1%) e da exportação de bens de consumo duráveis (35,9%).

Importação

A importação retraiu 1,8%. À exceção de bens de consumo não duráveis (12,4%), bens de consumo semiduráveis (60,2%), bens intermediários (12,5%) e serviços (0,3%), todos os demais componentes apresentaram taxas negativas, com destaque para a retração de bens de capital (-43,1%).

Entenda

Bens de capital

São aqueles usados na produção de outros bens, como máquinas, equipamentos, materiais de construção, instalações industriais.

Bens intermediários

São os comprados de outra empresa para o processo de produção, como uma bobina de aço adquirida de uma siderúrgica para a fabricação de um automóvel.

Bens de consumo duráveis

São aqueles que podem ser utilizados durante longos períodos, como automóveis e geladeira.

Bens de consumo semi-duráveis e não duráveis

Os semi-duráveis podem ser considerados os calçados e as roupas, que vão se desgastando aos poucos. Já os não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente, como os alimentos.

Fonte G1 de 21/08/2017


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a