DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Governo quis protelar o aumento da conta de luz

 

 

 As usinas termoelétricas foram ligadas em outubro do ano passado e não serão desligadas antes de novembro, quando começa o período de chuva. A razão: há menos água que o normal nos reservatórios das hidrelétricas. É preciso preservá-la para k evitar o risco de apagão em 2014, ano de Copa do Mundo.

Mas manter as térmicas operando por tanto tempo gera uma conta pesadíssima. O banco Santander chegou a estimar, no início do ano, que ela chegaria a R$ 30 bilhões em 2013. O governo fez as contas e concluiu que os consumidores não poderiam suportá-la sozinhos.

O    primeiro motivo é financeiro: o caixa das distribuidoras se ria fortemente penalizado, Pela regras, as distribuidoras teriam de bancar a operação das térmicas até a data da revisão anual da tarifa, quando é possível transferir os custos para a conta de luz do consumidor final. Muitas teriam de esperar meses até esse momento e não suportariam o tranco. Várias poderiam quebrar por volta de abril

A alternativa para evitar esse risco foi emitir, em março, um decreto transferindo o pagamento do encargo das térmicas em 2013 para o Tesouro. O repasse para a conta de luz seria feito em cinco anos, corrigido pelo IPCA, a partir de 2014.

Na seqüência, o governo se deu conta de que o custo poderia ser pesado até mesmo para o Tesouro, já sobrecarregado com outras despesas excepcionais”, diz uma fonte do setor.

 Optou-se, então, pelo rateio  com geradoras e comercializadoras, que agora é questionado na Justiça,

O    rateio deveria aliviar outro custo que preocupou o governo, o político: evitar o aumento da conta de luz perto das eleições  e não muito tempo depois de a presidente Dilma Rousseff prometer que ela ficaria mais barata. Após os protestos, não aumentar a conta de luz é mais importante ainda.

Fonte: O Estado de S. Paulo - 02/07/2013


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a