DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

País engatinha em termos de segurança digital, diz Amorim

 

 

Em audiência no Senado, ministro da Defesa admite fragilidade e pede uso de equipamentos brasileiros


O Brasil está "na infância"" em temas como segurança cibernética, admitiu ontem o ministro da Defesa, Celso Amorim, em reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado. "As vulnerabilidades existem e são muitas."

Ele ressalvou, por outro lado, que o Brasil não está sozinho nessa situação. O próprio Leon Panetta, secretário de Defesa dos EUA, segundo Amorim, reconheceu o risco de seu país viver um "Pearl Harbor cibernético". Países europeus, como a Alemanha, foram igualmentepegos de surpresa pela dimensão do suposto monitoramento de seus dados.

O sistema brasileiro é particularmente frágil porque os softwares de segurança são todos estrangeiros. "No meu computador, por exemplo, eu aperto um botão e ele deve ligar direto com a Microsoft", comentou Amorim. "E sou ministro da Defesa." Ele defende o desenvolvimento de equipamentos e programas brasileiros.

O país é vulnerável, também, porque todas as comunicações, "incluindo as de Defesa", passam por um satélite que não é brasileiro. "Isso toma mais frágil a segurança", frisou o ministro.

O governo do Brasil prepara a montagem de um satélite geoestacionário brasileiro. "É prioridade da Defesa, até mesmo porque ela terá uma faixa própria", informou. / L.A.O

 

Fonte: O Estado de S. Paulo - 11/07/2013


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a