DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Inadimplência do consumidor cresce 5,6% no semestre

 Segundo o estudo, trata-se da menor variação para os seis primeiros meses do ano desde 2011.

 SÃO PAULO - A inadimplência dos consumidores terminou o semestre com crescimento de 5,6%, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (17), trata-se da menor variação para os seis primeiros meses do ano desde 2011.

Já na análise mensal, o indicador de inadimplência registrou queda de 4%, no confronto entre junho e maio. Frente a junho do ano passado, houve queda de 3%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o consumidor está mais cauteloso em relação à sua situação financeira no primeiro semestre do ano. A inflação reduziu o poder aquisitivo e o ciclo de elevação dos juros tem penalizado aqueles que utilizam intensamente o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito.

“Diante deste cenário, o consumidor evita novas compras a prazo e prioriza o pagamento e a renegociação das dívidas. Ainda de acordo com os economistas, a inadimplência como um todo está perdendo fôlego em decorrência de um conjunto de fatores desfavoráveis ao consumidor, com menos renda e mais juros.”

Decomposição

O estudo indicou ainda que as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foram as principais responsáveis pelo crescimento do indicador no primeiro semestre do ano, com variação positiva de 12,6% e contribuição de 5,8 p.p.

Fonte: Infomoney – 17.07.2013


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a