Segundo o estudo, trata-se da menor variação para os seis primeiros meses do ano desde 2011.
SÃO PAULO - A inadimplência dos consumidores terminou o semestre com crescimento de 5,6%, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (17), trata-se da menor variação para os seis primeiros meses do ano desde 2011.
Já na análise mensal, o indicador de inadimplência registrou queda de 4%, no confronto entre junho e maio. Frente a junho do ano passado, houve queda de 3%.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o consumidor está mais cauteloso em relação à sua situação financeira no primeiro semestre do ano. A inflação reduziu o poder aquisitivo e o ciclo de elevação dos juros tem penalizado aqueles que utilizam intensamente o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito.
“Diante deste cenário, o consumidor evita novas compras a prazo e prioriza o pagamento e a renegociação das dívidas. Ainda de acordo com os economistas, a inadimplência como um todo está perdendo fôlego em decorrência de um conjunto de fatores desfavoráveis ao consumidor, com menos renda e mais juros.”
Decomposição
O estudo indicou ainda que as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foram as principais responsáveis pelo crescimento do indicador no primeiro semestre do ano, com variação positiva de 12,6% e contribuição de 5,8 p.p.
Fonte: Infomoney – 17.07.2013