DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Febraban promove cursos sob medida

Autor(es): Por Inaldo Cristoni | Para o Valor, de São Paulo

Fábio Moraes, diretor de educação financeira: "Criamos um celeiro de profissionais que os bancos podem contratar"

Desde o seu surgimento, em novembro do ano passado, o Instituto Febraban de Educação (Infi) desempenha o papel de complementar as ações dos bancos voltadas à capacitação de profissionais qualificados para atuar em toda a cadeia de competências do setor, abrangendo desde quem está iniciando a carreira, como caixa ou escriturário, até os altos executivos.

Como braço educacional da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), o Infi promove diversos cursos e programas de treinamento presenciais e a distância - a maioria deles é híbrido, que abrange as duas modalidades -, para suprir as demandas dos bancos. A meta é capacitar 17 mil profissionais até o final de 2013. Para se ter ideia do que esse volume representa, antes da criação do Infi, a Febraban treinava 4 mil pessoas por ano.

"A gente cria um celeiro de profissionais que os bancos podem contratar", define Fábio Moraes, diretor de educação financeira da Febraban e diretor do Infi, que tem duas formas de atuação: uma em que desenha diariamente programas de capacitação sob medida, para suprir demandas específicas de um determinado banco, e outra em que oferece cursos e treinamentos que atendem todo o setor bancário.

No caso de programas setoriais, por exemplo, o Infi conta com mais de 200 tipos de cursos e treinamento na sua grade voltados ao atendimento bancário, ouvidoria, crédito, compliance, vendas e marketing, entre outras áreas dos bancos. Além dos profissionais que já estão empregados, o foco é a capacitação dos chamados ingressantes na carreira bancária, para evitar o apagão de mão de obra no setor.

Atualmente, o Infi conduz dois programas gratuitos de treinamento para iniciantes. Um deles, que tem o objetivo de formar 1 mil técnicos em finanças até o final do ano, é resultado de uma parceria firmada em 2011 entre a Febraban e o Centro Paula Souza, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Outro programa, criado no primeiro semestre, já formou 150 profissionais e a expectativa é criar mais três turmas.

Por intermédio do programa Escola de Líderes, destinado a profissionais que ocupam posição de liderança em suas empresas, o Infi oferece de MBAs em gestão de negócios, de riscos e de serviços bancários. Além de formação em sala de aula, a grade inclui oficinas de desenvolvimento e acompanhamento com seções de liderança (coaching). Recentemente, foi aberta uma turma em São Paulo e outra em Brasília para um curso de capacitação de pessoal para atuar na área de tecnologia da informação (TI) dos bancos.

Faz parte dos planos do Infi lançar ainda no segundo semestre um programa para levar altos executivos de bancos brasileiros ao exterior, a fim de permitir a troca de experiências e a sua integração com o setor bancário internacional. As negociações para firmar parcerias e tornar esse programa permanente estão em andamento com algumas entidades de educação de ponta dos Estados Unidos e de países da Europa e da Ásia.

Outra iniciativa do Infi é realização de uma série de encontros com especialistas para discutir tendências de mercado. Três deles foram realizados no primeiro semestre e abordaram temas sensíveis para o setor, como crimes eletrônicos, prevenção à lavagem de dinheiro e Fatca - uma lei criada em março de 2010 pelo governo dos Estados Unidos para evitar que cidadãos americanos com contas e investimentos em países estrangeiros deixem de pagar impostos sobre sua renda. Outros nove encontros desse mesmo gênero estão programados até o final deste ano.

Além da capacitação de profissionais, o Infi desenvolve programas de educação financeira. "O nosso foco é atingir milhões de pessoas. Tem uma nova classe média que está se bancarizando e conhece pouco sobre produtos financeiros e sobre como usar crédito. Essa é uma equação complicada que pode levar a um endividamento", afirma Moraes.

As ações nesse campo são realizadas por meio do programa Meu Bolso em Dia. Em 2010, o Infi colocou no ar o portal de mesmo nome, com informações didáticas sobre finanças pessoais, que já registrou 13 milhões de visitantes. Quem acessa o site pode baixar gratuitamente o software de gestão financeira Jimbo, para ajudar no controle do orçamento pessoal e no planejamento das despesas dos próximos meses. No ano passado, o Infi lançou a versão do programa para rodar em celulares com o sistema operacional Android.

Fonte: Valor Econômico - 29/07/2013

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a