DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Governo facilita importação de insumos

Autor(es): Renata Veríssimo Eduardo Rodrigues Adriana Fernandes

O governo anunciou ontem a redução do imposto de importação  para 100 produtos a partir de outubro, com o objetivo de baratear o custo do ítisumo para o setor produtivo e impedir que haja aumento da inflação no Brasil O ministro da Fazenda, Guído Mantega, disse que os setores que produzem esses itens terão de baixar os preços ou vão enfrentar a concorrência dos importados.
Os produtos da lista são fundamentalmente insumos usados pela indústria de transformação, como a de eletroeletrô-nicos e a automobilística. As alíquotas cairão de uma tarifa média de 25% para algo em torno de 12% a 14%.
“Esses produtos terão queda de preço e haverá aumento da competição no mercado desses insumos, de forma a evitar aumento de preços”, afirmou o ministro. “A medida é deflacionária. As indústrias que produzem no Brasil terão de baixar preço ou haverá a concorrência internacional.”
Mantega disse que a expectativa do governo, quando aumentou as tarifas em outubro do ano passado, era dar tempo para que a indústria se fortalecesse. Ele lembrou que, nesse período, o governo tomou várias medidas para melhorar a competitividade da indústria, como a desoneração da folha de pagamentos, a criação de uma linha de financiamento (PSI) do BNDES com taxas dejuros mais baixas e a redução do PIS e da Cofins para a indústria química.
No ano passado, o govemo aumentou o imposto de importação para 100 produtos, por um período de 12 meses, para proteger a indústria nacional. Ainda anunciou que outra lista com mais 100 itens teria aumento de tarifa. Ontem, Mantega afirmou que essa ideia também foi abandonada.
O ministro afirmou que o aumento do imposto não é mais necessário, por causa da valorização do dólar. “Aumentamos as alíquotas de insumos básicos em 2012 porque a indústria brasileira estava sofrendo  assédio de importações e o câmbio não era favorável”, disse. Segundo ele, com os insumos mais baratos a partir de outubro, a indústria ganhará comptitívidade.
Mantega disse que o objetivo da redução do imposto é ajudar na queda da inflação, “que está  totalmente sob controle como  sempre esteve”. Para o ministro, a a medida diminui o impacto do câmbio na inflação.
Ele disse ainda que os últimos dados do IPC-S, divulgados pelo Fundação Getulio Vargas, estão negativos. “Quase todos os iteps estão negativos, a inflação está controlada e alguns itens estão caindo para patamares bastante baixos.”

Fonte: O Estado de S. Paulo - 02/08/2013 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a