DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Petrobras terá base em Santos em 2014

 A Petrobras terá no porto de Santos, já em 2014, pelo menos uma base logística para abastecer a exploração offshore da Bacia de Santos, onde está a maior fronteira do pré-sal. A estatal também investirá, inicialmente, R$ 77 milhões na construção do Centro de Pesquisa Tecnológica em Petróleo e Gás da Baixada Santista (Cenpeg-BS). As informações são do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que se reuniu com a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, esta semana no Rio de Janeiro. Procurada, a Petrobras não comentou o assunto.

Segundo Barbosa, até o fim do ano será lançada a licitação para construção de dois berços de atracação no porto de Santos para prestação de serviços à Bacia de Santos. A estimativa é que a estrutura, operada por quem vencer a licitação, esteja operacional no primeiro semestre de 2014.

De acordo com ele, Graça Foster disse que o projeto executivo do Cenpeg-BS será concluído neste ano. O início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2014. Será uma área de 30 mil metros quadrados cedida pela Prefeitura de Santos, dentro do parque tecnológico. O complexo terá ainda uma escola técnica de petróleo e gás. A cessão do terreno será oficializada em 60 dias, com a presença da executiva.

Originalmente, a Petrobras estava em negociações com a Aeronáutica para utilizar um terreno às margens do porto de Santos para sua base logística. Em setembro de 2012, durante evento em Santos, o então gerente da empresa, José Luiz Marcusso, disse que a Petrobras estava reavaliando o plano logístico para a Bacia de Santos.

Desde então, não se tinha uma visão clara se a região seria sede da logística futura de abastecimento da Bacia de Santos, a mais promissora do país. Hoje as plataformas são atendidas a partir de instalações no Rio de Janeiro e do aeroporto de Itanhaém (SP), mas com o aumento da produção a empresa precisará de novas instalações.

"Essa modelagem de contratação de serviços de terceiros não é só para Santos, mas para outros locais também. Esse é o modelo de negócios de melhor resultado para a empresa", disse Barbosa, questionado sobre a explicação dada pela Petrobras para mudar o projeto original da base.

O prefeito deixou claro que a estatal tende a procurar outras áreas de apoio offshore em Santos conforme a demanda da Bacia aumentar. "A presidente garantiu que novos investimentos serão feitos na região."

Fonte:Valor Econômico - 02/08/2013

 

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a