DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Um avanço para o SUS

 Autor(es): Sérgio Côrtes

 

 O centro cirúrgico do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer é o primeiro voltado exclusivamente à neurocirurgia. Não há nada igual em termos de equipamentos, serviços e equipe reunidos em um só lugar no país, nem na rede privada. Vem se juntar a outras que, apesar do pouco tempo de existência, já se tornaram referência no Estado do Rio de Janeiro.

É o caso, por exemplo, dos hospitais estaduais da Mãe e da Mulher, voltados para atender gestantes e todo o acompanhamento da saúde feminina, do preventivo ao diagnóstico de tumores; o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul, focado nas vítimas de trauma, é hoje um dos maiores realizadores de mutirões de cirurgias ortopédicas do país; e o Hospital Estadual da Criança, especializado em cirurgias pediátricas, inclusive o transplante de rim e fígado.

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer conta com o primeiro centro de tratamento de epilepsia do estado, vai tratar de doenças do sistema nervoso central e periférico, como tumores e doenças vasculares.

O hospital vem ajudar a resolver também um grave problema de saúde pública, o tratamento do Ataque Cerebral, conhecido no meio médico como Acidente Vascular Cerebral (AVC). Hoje o AVC representa cerca de 1/3 das mortes por doenças vasculares no Brasil, principalmente nas camadas sociais mais pobres da população e entre os mais idosos. O IEC será referência no atendimento de pacientes com AVC isquêmico (nos casos em que o paciente é levado a emergência dos hospitais estaduais nas primeiras 4 horas do início dos sintomas - o "tempo de ouro").

À frente do serviço de neurocirurgia, a equipe do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho estará disponível para atender os usuários do Sistema Único de Saúde. Neste primeiro momento, foram inaugurados 100 leitos entre internação, UTI e estabilização - a segunda fase do projeto prevê a instalação de mais 100, totalizando 200 leitos -, quatro centros cirúrgicos e a previsão é realizar entre 8 e 10 cirurgias por dia; transformando-se, quando estiver operando em pleno vapor, na maior produção deste tipo de procedimento no país. Será o primeiro a contar com uma sala cirúrgica ligada à sala com ressonância, permitindo a realização de exames para confirmar a retirada de tumores complexos ainda durante a cirurgia. Estamos investindo em todo o projeto cerca de R$ 80 milhões.

Desde 24 de junho, a unidade está aberta ao público para atendimento ambulatorial. De lá para cá, mais de 180 atendimentos foram realizados. A partir de agora, o hospital começa a receber pacientes para procedimentos mais complexos, como neurocirurgias, inclusive utilizando técnicas inéditas na rede pública. Esse projeto representa a possibilidade de atender a população carente do Rio em condições dignas com foco exclusivo nas doenças neurocirúrgicas.

Fonte: O Globo - 08/08/2013

 

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a