DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

País será a partir de outubro o maior comprador de petróleo

Autor(es): Por Moming Zhou | Bloomberg

A China vai superar os EUA até outubro e se tornará o maior importador líquido mundial de petróleo em termos mensais, disse a Divisão de Informações sobre Energia, braço de estatística do Departamento de Energia dos EUA.

As importações da China, o segundo maior consumidor mundial de petróleo, alcançarão 6,45 milhões de barris/dia, ultrapassando os 6,23 milhões de barris/dia adquiridos pelos EUA, disse o órgão americano no relatório "Panorama Energético de Curto Prazo". Em termos anuais, as compras chinesas no exterior vão ultrapassar as dos EUA no ano que vem.

"O iminente surgimento da China como maior importador líquido mundial de petróleo foi impulsionado pelo crescimento persistente da demanda chinesa, pelo aumento da produção de petróleo nos EUA e pela demanda inalterada por petróleo por parte do mercado americano", disse o relatório.

A China vai consumir 11 milhões de barris/dia de petróleo em outubro, segundo estima o documento. A utilização dos EUA será de 18,6 milhões. A produção de petróleo, que inclui o petróleo bruto e outros líquidos, aumentará para 12,4 milhões de barris/dia nos EUA até outubro. A da China será de 4,57 milhões de barris/dia.

A produção americana de petróleo subir 28% entre 2011 e 2014, para quase 13 milhões de barris/dia, primordialmente a partir do petróleo de xisto, do "tight oil" (petróleo contido em rochas de difícil extração) e dos campos em águas profundas do golfo do México, disse o departamento. A produção chinesa vai crescer 6% durante o período, e totalizará um terço dos níveis americanos em 2014.

Fonte: Valor Econômico - 12/08/2013 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a