DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

BC terá mais um instrumento de cobrança e recuperação de crédito

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Banco Central (BC) tem mais um instrumento de cobrança e recuperação de créditos devidos à autarquia. Uma portaria interministerial, publicada hoje (23) no sistema de informações BC Correio, autorizou a Procuradoria-Geral do BC a adotar a sistemática de protesto extrajudicial de certidões da Dívida Ativa.

Com a autorização, também será possível fazer a execução fiscal e a inscrição no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin). “Trata-se de medida que visa a aumentar a eficiência nos processos de cobrança, com menor custo ao Erário, especialmente nos casos em que o devedor busca ocultar bens que poderiam garantir a cobrança judicia”, informou o BC.

De acordo com a portaria, as certidões de Dívida Ativa do BC, independentemente de valor, poderão ser levadas a protesto extrajudicial. A Procuradoria-Geral do BC vai expedir normas e orientações sobre essa medida e poderá celebrar convênios com entidades públicas e privadas.

Segundo o BC, esse tipo de procedimento já é adotado pelos outros órgãos jurídicos da União, com base em portaria interministerial da Advocacia-Geral da União e pelo Ministério da Fazenda.

A portaria assinada pelo presidente do BC, Alexandre Tombini, e pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adms.

Fonte:Agência Brasil – 23.08.2013

 

 

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a