DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Fazenda segura divulgação de relatório sobre o país

A decisão de publicar o relatório completo do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a economia brasileira será tomada após concluído diálogo sobre "sugestões de modificações e ajustes técnicos" feitas pelo Brasil ao fundo, informou a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda. Essas sugestões, conforme a Fazenda, se baseiam "nas políticas de transparência e publicação" do FMI.

O FMI divulgou ontem nota resumida sobre as consultas do chamado Artigo IV, concluídas em 26 de julho. O artigo IV é o capítulo do regulamento da instituição que determina a realização de uma análise anual da economia dos membros. O site do FMI informa que as autoridades brasileiras precisam de mais tempo para analisar a publicação do relatório.

O Brasil autorizou pela primeira vez a divulgação do documento completo em 2012. A prerrogativa de publicar ou não o relatório parte do país-membro. Pelas políticas de transparência e comunicação do FMI, os integrantes do fundo podem requerer correção ou supressão de trechos do relatório, de acordo com critérios definidos. É o caso de informações que possam influenciar mercados.

A nota divulgada ontem pelo FMI não traz projeções do FMI para a economia brasileira em 2013 e 2014. No mês passado, quando a instituição atualizou as previsões para a economia global, reduziu a estimativa para o avanço do PIB brasileiro de 3% para 2,5% para este ano e de 4% para 3,2% para o ano que vem.

No fim de julho, o diretor-executivo do Brasil e outros dez países no FMI, Paulo Nogueira Batista Jr., se absteve da votação que definia a liberação de uma parcela de €1,7 bilhão para a Grécia. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, desautorizou publicamente Batista Jr. e ligou para a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, para dizer que o representante brasileiro não estava autorizado a votar como votou. Nogueira Batista foi chamado a Brasília, onde se reuniu com o ministro da Fazenda, mas continua no cargo em Washington.

Fonte: Valor Econômico - 29/08/2013

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a